Nesta sexta-feira, a Câmara Alta do Parlamento francês, Senado, aprovou o pacote de leis enviado pelo governo socialista que garante o casamento igualitário na França. A matéria foi votada em uma semana, artigo por artigo. A decisão foi mais rápida do que o esperado e um dos motivos seria o aumento da violência contra gays no país e a urgência do tema. O projeto, porém, voltará para a Câmara Baixa, Assembleia Nacional, que já havia aprovado o pacote em Fevereiro, em razão de pequenas alterações positivas no texto. O artigo que reconhece o casamento gay no país já é certo, uma vez que não sofreu alterações.
Senado francês aprova casamento gay, artigos alterados voltam a Assembleia Nacional
Os artigos alterados pelos senadores devem ser analisados na próxima semana pelo Parlamento. As manifestações contra o casamento gay continuam em Paris. Uma manifestação nacional está marcada para 26 de maio. Em breve, a França deve se tornar o 13° país do mundo a reconhecer os direitos plenos dos casais do mesmo sexo, incluindo o direito a adoção.
A expectativa é que a lei seja sancionada antes do dia 17 de Maio, Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, comemorada nesta data por conta da retirada, em 1992, da homossexualidade do rol de doenças da Organização Mundial da Saúde.