Na noite desta terça-feira,9, por 179 votos a favor e 157 contra, o Senado francês aprovou o primeiro artigo do projeto encaminhado pelo governo, já aprovado na Assembleia Nacional, que reconhece o casamento como direito dos homossexuais franceses. Agora, os senadores discutem demais direitos concedidos no texto. A discussão do primeiro artigo do pacote que modifica a lei de casamentos no país demorou mais de 10 horas.
É esperado que o Senado ainda debata por algumas semanas o projeto até que o presidente François Hollande receba de volta o projeto elaborado por sua equipe para que seja sancionado. Mas o casamento gay já está garantido, agora resta votar os pontos que garantirão que ele será igualitário. A discussão foi tensa e os conservadores tentaram obstruir a pauta sem sucesso, o embate continua nos próximos dias.
A maioria dos franceses aprova o casamento gay mas não a adoção por parte de casais homossexuais. Nas ruas, manifestações contrárias ao casamento igualitário continuam. A expectativa é que a lei seja sancionada antes do dia 17 de Maio, Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, comemorada nesta data por conta da retirada, em 1992, da homossexualidade do rol de doenças da Organização Mundial da Saúde.