Por 71 votos dos 92, quase 80% de aprovação, os deputados uruguaios aprovaram a lei que autoriza o casamento gay em todo o país nesta quarta-feira. Com isso, o Uruguai se torna o 12° país do mundo e o segundo da América Latina a reconhecer as uniões do mesmo sexo. O presidente do país vizinho José Mujica já prometeu sancionar a lei em breve.
“Concordo que a família é a base da sociedade, mas também acredito que o amor é a base da família”, afirmou deputado da oposição Fernando Amado, ao conferir seu voto. A medidade teve amplo apoio de esquerdistas e da centro direita.
O país já reconhecia a união civil gay desde 2008, bem como a adoção e o alistamento militar de homossexuais e alterações de nome e sexo em documentos por parte de transgêneros (travestis e transexuais).
A Argentina aprovou no ano passado o casamento gay. Atualmente Bélgica, Canadá, Espanha, África do Sul, Suécia, Noruega, Países Baixos, Argentina, Dinamarca, Islândia e Portugal possuem leis que garantem o casamento igualitário. Onde casais homossexuais possuem todos os direitos concedidos a casais heterossexuais.