Arquivo

Justiça autoriza casamento gay em cartórios de Santa Catarina

Redação Lado A 02 de Maio, 2013 15h48m

COMPARTILHAR

TAGS


A população LGBT catarinense já pode comemorar, tudo porque a Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina (CGJ) autorizou na última segunda-feira dia 02 a união civil entre pessoas do mesmo sexo.  A união estável já era autorizada desde 2011 porém, a boa notícia é que a nova decisão garante o direito da união civil sem qualquer restrição de gênero. A manifestação é fruto do requerimento feito pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). 

Em reportagem ao jornal Diário Catarinense o corregedor Davidson Jahn Mello disse que já existia a demanda, o que foi feito foi apenas facilitar o trabalho de todo o Estado.  O estado de Santa Catarina se junta a outros seis do Brasil a permitir a união entre pessoas do mesmo sexo. Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Já são 14 países no mundo que permitem o casamento para pessoas do mesmo sexo, o Brasil ainda não tem uma lei federal mas a decisão de maio de 2011do Supremo Tribunal Federal começa a ser reconhecida.

Segundo o corregedor catarinense, casais que nasceram em outros estados não poderão se registrar em Santa Catarina uma vez que é necessário entregar parte da documentação na cidade natal de cada um dos noivos. Para fazer a documentação, há necessidade de publicação na cidade de residência e natal, como em qualquer união — explicou Davidson Jahn Mello. Um grande avanço não só para o estado de Santa Catarina mas para toda a população LGBT que luta por igualdade e respeito.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS