Alerta: Novo tipo de gonorreia é considerado mais letal do que vírus da Aids

Em entrevista publicada esta semana no site americano CNBC, Alan Christianson, cientista fundador do centro de pesquisa Integrative Health Care fez um alerta de suma importância à comunidade médica sobre uma nova doença letal. Trata-se de um tipo de gonorreia “mais letal do que o vírus da aids”, segundo o cientista. Christianson pediu urgência no assunto e cobrou do Congresso do país a liberação de cerca de US$54 milhões (R$ 100 milhões) na busca de por drogas e pesquisas que possam colaborar para a cura de tal doença. 

Christianson ainda disse que a “supergonorreia” conhecida como H041 foi diagnosticada pela primeira vez em 2009, na ocasião foi detectada em uma prostituta japonesa. A doença chamou atenção pela resistência aos medicamentos e rápida proliferação. Outros casos surgiram de lá pra cá, não sendo noticiados à imprensa, e de acordo com as pesquisas de Christianson, o H041 poderia ser mais devastador que o vírus da aids, que mata cerca de 30 milhões anualmente em todo o mundo. “Esse tipo de gonorréia pode provocar mortes em poucos dias e é extremamente contagiosa. Há riscos maiores que os da aids, pois é uma bactéria mais agressiva e que pode afetar muitos rapidamente. É um potencial desastre”, declarou.  

Os sintomas provocados bactéria resistente são os mesmos da gonorréia convencional: corrimento, feridas e complicações se atingir a corrente sanguínea. A forma de contágio mais comum é via relações sexuais sem preservativo, e a taxa de transmissão é relevantemente mais alta que de outras DSTs.  A diferença ao portador da bactéria é que ela não responde ao tratamento e tem multiplicação agressiva. O Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) porém, nega que a enfermidade tenha sido encontrada fora do Japão e desmente que já tenha causado alguma morte. Com informações do Terra.

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa