A oitava edição do Paraná Business Collection (PBC) aconteceu esta semana em Curitiba e trouxe além das propostas de diversas marcas para o Verão 2014, uma nova equipe de produção e uma expectativa de ampliar o evento que antes era apenas para associados da Federação das Indústrias do Paraná, a FIEP, organizadora do evento em parceria com o Sebrae e o Conselho Setorial do Vestuário do Paraná. Um dos melhores eventos do país, em um dos estados com maior produção têxtil, o PBC andava engessado e as perspectivas com o novo formato são boas. Com o tema “Conexões”, o PBC criou asas mas ainda não decolou, mas já ensaia e tem tudo para voar.
A equipe da produção ficou a cargo do experiente publicitário e produtor paulista Carlos Pazetto, que coordenou a direção artística do PBC. As marcas Triton, Ronaldo Silvestre, Coca-Cola Clothing e Apartamento 03, de outros estados, se apresentaram ao lado das paranaenses Lafort, All Purpose e Erre Nove por Thiago Paes, escolhidos por uma curadoria montada especialmente para eleger as marcas locais que se apresentariam no evento. Pazetto, o jornalista Roberto Couto, editor do Viver Bem, e a Publisher Patrícia Carta, da Harper’s Bazaar Brasil compuseram o corpo curador. O evento teve ainda a tradicional feira de exposição e negócios, rodada de palestras de moda, mostras e stands dos patrocinadores. Além do último dia quase todo voltado para novos talentos paranaenses.
O evento não mudou muito mas o ambiente de trabalho sim. A princípio, causou um estranhamento mas a mudança positiva foi rapidamente absorvida. Os estresses comuns nas edições anteriores praticamente desapareceram. Não foi perfeito, mas foi muito bem orquestrado e fluiu.
Nas passarelas, coleções marcantes, com clara linha de influência comum. Cores vibrantes, muito branco e brilho, com tendências em sintonia. Para elas, muita alfaiataria, estruturas fora do convencional, cores flúor no casual e uma paleta que vai do pink, do abóbora ao turqueza e muitos tons quentes mas claros. Floral presente, estampas tropicais, bem como maxi listras e costuras geométricas. Para eles, transparências, ousadia, paleta vibrante com vermelho, verde claro e salmão, além de muita estampa pequena. O jeans ganha mais ergonomia, aderem aos retalhos assimétricos ao corpo. O tecido revertido e lapela em peças casuais também se repetiram em alguns looks. Em geral, os estilistas apostaram nos anos 70, com pegada de brasilidade. Muito branco para balancear as peças de cores mais fortes. Roupas confortáveis mas complexas e prontas para usar. Shorts curtos para ambos, saias plissadas para elas, sandálias confortáveis e aposta em um verão quente, elegante e sensual. Um retrô desconstruído, original e moderno, uma releitura do clássico mas sem cair no clichê.
Os desfiles aconteceram esta semana de terça a quinta na sede da Fiep em Curitiba. Do lado de fora um carro de hambúrgeres e dentro um stad de cupcakes vendiam comes aos visitantes, mais uma inovação que agradou. A escada do espaço recebeu uma linda decoração da Perverts Visuals. Confira nossas fotos dos corredores e backstage. Confira nossa outra matéria do evento sobre o desfile da marca Erre Nove com mais fotos.