Arquivo

Organizações brasileiras e internacionais de direitos humanos se reúnem em Brasília para debater Estado Laico

Redação Lado A 20 de Junho, 2013 04h22m

Um seminário para debater laicidade do Estado e modelo de desenvolvimento em Direitos Humanos e uma audiência pública serão realizados nesta quinta-feira, dia 20, em Brasília. Na sede do Conselho Federal de Psicologia haverá o seminário com o tema “Fundamentalismo, Modelo de Desenvolvimento e Direitos Humanos”.

As redes e organizações de direitos humanos ainda participarão de uma audiência pública para marcar os 10 anos das Relatorias em Direitos Humanos e o lançamento do Movimento Estratégico pelo Estado Laico. O evento político terá presença de representantes do poder público e de órgãos da ONU no Brasil será no Auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal – Procuradoria Geral da República.
 
A atividade é organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Plataforma de Direitos Humanos (Dhesca Brasil) e Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL) e deve reunir mais de 40 organizações, além dos representantes do governo federal e de organismos internacionais de Direitos Humanos.
 
Criadas em 2002 pela Plataforma Dhesca Brasil, em conjunto com outras organizações, as Relatorias em Direitos Humanos têm como objetivo contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos direitos, tendo por fundamento a Constituição brasileira, o Programa Nacional de Direitos Humanos, os tratados e convenções internacionais de proteção aos direitos humanos ratificados pelo Brasil e as recomendações dos Relatores da ONU e do Comitê Dhesc. Em dez anos de atuação, realizaram mais de cem missões na maioria dos estados do país e no Distrito Federal. 
 
O Movimento Estratégico pelo Estado Laico ou MEEL, que será lançado no evento é uma articulação de organizações de direitos humanos que tem como objetivo combater o avanço do conservadorismo e o retrocesso dos princípios democráticos. Uma das primeiras pautas com certeza será a atuação do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, que prega a homofobia e agiliza projetos que atentam contra a dignidade humana da pessoa homossexual. Os eventos são abertos e gratuitos. Participe.
 
 
Seminário | “Fundamentalismo, Modelo de Desenvolvimento e Direitos Humanos”
Dia: 20 de junho, quinta-feira
Horário: 9:30
Local: Auditório do Conselho Federal de Psicologia (CFP)
SAF Sul, Quadra 2, Bloco B – Edifício Via Office – Brasília-DF
 
Audiência Pública | “Efetivação dos Direitos Humanos no Brasil e os 10 anos das Relatorias Nacionais em Direitos Humanos” e Lançamento do Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL)
Dia: 20 de junho, quinta-feira
Horário: 14:30
Local: Auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal – Procuradoria Geral da República
SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, Bloco A – Cobertura – Brasília-DF
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS