Arquivo

Gay gato e ex padre argentino pede para que Papa torne homossexuais bem vindos na Igreja

Redação Lado A 31 de Julho, 2013 15h04m

COMPARTILHAR

TAGS


Após ouvir a declaração do papa Francisco após a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em que o pontífice afirmou que gays devem ser acolhidos e que ele, representante de Deus na Terra segundo a hierarquia católica, não pode julgar os homossexuais, o ex padre argentino Andrés Gioeni resolveu escrever uma carta ao líder católico. No texto publicado em seu Facebook, ele afirma que deixou o celibato para se assumir homossexual e pede Francisco aja diretamente para que a Igreja consiga “continuar crescendo e se adequando aos novos paradigmas do mundo contemporâneo que nos desafiam a encontrar novas respostas”.

Nascido em Mendoza, o ex religioso e hoje ator e escritor de 42 anos é conhecido da mídia argentina, já fotografou sem roupas e milita pelos direitos gays desde os anos 2000, quando largou a batina. Há mais de uma década ele vive com seu companheiro e se sente “feliz e realizado”.

“Já fui sacerdote católico, pastor, partilhei desse ímpeto missionário e dessa necessidade de reivindicação de abertura eclesial. Até que decidi seguir outro caminho quando descobri minha própria tendência homossexual e admitir minha impossibilidade de exercer o ministério pastoral em celibato.

Atrevo-me a me tornar porta-voz de uma grande quantidade de pessoas que pertencem à comunidade homossexual. E simplesmente, com humildade, pedir encarecidamente que incentive, estimule, promova e acompanhe um maior aprofundamento na Teologia moral sexual sobre o lugar e a experiência da pessoa homossexual”, diz trecho da carta.

 
“De verdade, o amor de duas pessoas, sendo do mesmo sexo, não demonstra nem reflete nada do amor de Deus? A Igreja com seus silêncios vai permitir que continuem se estigmatizando tantos jovens em tantos países onde continuam sendo assassinados somente por sua tendência?”. No final, ele pede ao papa conterrâneo que ajude os gays a “transitar pela fé sem necessidade de renunciar a sua experiência de amor”.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS