Arquivo

Projeto Máscaras faz vídeo com depoimentos sobre verdades e mentiras de quem vive com o vírus HIV

Redação Lado A 15 de Agosto, 2013 20h11m

COMPARTILHAR

TAGS


Um filme quer retirar as máscaras e quebrar o silêncio existente na vida de quem vive como o vírus HIV, o vírus da Aids. Filmado durante uma oficina de diversidade sexual, gênero e saúde para elaboração de máscaras na ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, no Rio de Janeiro, o filme traz relatos de jovens homossexuais sobre como descobriram e como lidam com o vírus HIV, causador da AIDS, diariamente.

Dirigido por de Wagner de Almeida, coordenador de projetos na entidade, o documentário é seu sexto trabalho e ganhou esta semana um trailer no YouTube em que mostra alguns depoimentos e o trabalho lúdico de se construir máscaras personalizadas, pintá-las, em um processo de auto conhecimento e conscientização, sobretudo na importância da prevenção.

“Viver com HIV é um processo constante tem que enfrentar as mascaras da sociedade, tem que superar as máscaras para mostrar a sua cara”, afirma o  antropólogo Richard Parker, em participação ao projeto.

“Mais do que encobrir, a preparação das máscaras instiga um jogo de revelações, no qual questões como sexo seguro, família, estigma, uso de medicamentos, relacionamentos afetivos e conjugais, são discutidos sem pudor por quem vive na própria pele os desafios impostos pela homossexualidade, pelo HIV/AIDS e o sistema de saúde”, afirma a sinopse do filme.

O projeto é de 2011 e somente agora o filme está disponibilizado ao público mas vinha sendo exibido em festivais e eventos especiais.

Confira o trailer:

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS