Arquivo

Entravecando: Curitiba terá oficina de três dias sobre segredos de drag queens e transformistas

Redação Lado A 07 de Agosto, 2013 16h04m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre os dias 13 e 15 de setembro, na Casa Selvática, em Curitiba, Dalvinha Brandão coordena a oficina “Entravecando com Dalvinha Brandão”. A personagem é alterego do ator e diretor teatral curitibano Gustavo Bitencourt, que promete contar os segredos das transformistas e drag queens durante os três dias da oficina.

Técnicas de maquiagem, dublagem, penteados, enchimentos, além de questões conceituais, estéticas e históricas do transformismo estão no programa do curso que é bem completo, com 9 horas de duração no total.

“Quando comecei a frequentar a noite, nos anos 1990, ainda não se falava em drag queen. Eram algumas poucas transformistas que faziam shows. Com o filme ‘Priscilla’ (1994) houve um ‘boom’ que durou alguns anos. Muitas drags de São Paulo e Rio vinham pra cá e as meninas daqui seguiam esse modelo… Mas esse movimento foi desaparecendo quase que completamente, porque é um mercado muito difícil”, conta Dalvinha que nasceu há três anos e virou sensação por onde passa.

A “brincadeira” começou em Salvador no aniversário da amiga e transformista Bia Mathieu. Depois, ela começou a aparecer em festas e eventos, sempre incentivando os amigos a passarem pela experiência e se “entravecarem” também. Da paixão pela arte do teatro e pela história das amigas, surgiram as pesquisas e o aprofundamento no tema. “Tem técnica pra tudo, pra maquiar, esconder sobrancelha, fixar a maquiagem, criar acessórios, customizar perucas, unhas, mudar o corpo, dublar, dançar. De lá pra cá eu não consegui parar. Eu passo pelo menos umas duas horas por dia, todos os dias, pesquisando e testando técnicas, descobrindo histórias, imagens, nomes. Se alguém olhar pras minhas primeiras montagens e as de hoje dá pra ter uma ideia da diferença”, conta ela.

O objetivo da oficina não é formar profissionais, mas criar um espaço amigável e divertido para que as pessoas possam ter a experiência de se transformar, experimentar, e conhecer alguns caminhos para pesquisar por conta própria. Qualquer pessoa que tenha interesse pode e deve participar, independentemente de gênero ou idade. São apenas 15 vagas que estão concorridíssimas.

Entravecando com Dalvinha Brandão

Quando:  Dia 13/09, das 19 às 22h. Dias 14 e 15/09 das 15 às 18h.
Onde: Casa Selvática (Rua Nunes Machado, 950 – Rebouças, Curitiba)
Quanto: R$200. Inscrições até 11/09, mediante sinal em depósito bancário.
 Info.: (41) 9833-6601 (com Gustavo) e pelo e-mail dalvinhabrandao@gmail.com
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS