Arquivo

Apesar de cenas lindas e educativas em “Amor à Vida”, a frase “Me solta, sua bicha” foi algo negativo

Redação Lado A 05 de Agosto, 2013 13h14m

COMPARTILHAR

TAGS


A cena em que a família de César “descobre” que Félix é gay na novela global “Amor à Vida” bateu 39 pontos no Ibope na última quinta-feira. Dar vida ao texto de Walcyr Carrasco em que o pai descobre em meio a um barraco que o filho é homossexual deu trabalho e mexeu com os atores. Mateus Solano, que vive Félix, afirmou que teve dores de cabeça depois da gravação, por causa da pressão emocional das cenas.

Edith (Bárbara Paz) no calor da discussão diz a Félix: “Eu queria ter um homem de verdade. Um homem, Félix. E eu queria jogar isso na sua cara! Você me humilhou todos esses anos. Eu quis te humilhar tendo outro homem na sua cama”, afirmou ao confessar que traiu o marido que também deu suas escapadas. Na cena principal do capítulo que foi ao ar na quinta-feira, com toda a família na mesa de jantar, Edith diz “Me solta, sua bicha” para Félix que tenta acalmá-la antes que ela revele o seu segredo. A frase ganhou repercussão nas redes sociais mas é altamente homofóbica. Na ficção serve para retratar um preconceito, uma realidade, mas, no popular, as expressão “bicha”, assim como “homem de verdade”, replica o preconceito. O tema da homossexualidade e a vida dupla de homossexuais que vivem no armário foram levados ao ar com tamanho realismo e complexidade, por isso a abordagem é perdoável, pena que na vida real as pessoas veem o termo pejorativo “bicha” como algo natural e próprio para se referir aos gays.
 

Em um dos desdobramentos, Paloma (Paola Oliveira) diz ao sobrinho Jonathan (Thalles Cabral) que ele converse com o pai: “O Félix precisa saber que você aceita ele como ele é”. O menino porém diz que pensa no que os amigos falarão e a tia diz que é bobagem da cabeça dele, pois “Hoje em dia os gays são aceitos na sociedade”. E o menino pergunta: “Se meu pai é gay, será que eu vou ser também? Eu gosto de mulher”. A família apoiando a homossexualidade do vilão foi algo incrível.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS