Arquivo

Histórico: Casais gays participam de concurso internacional de tango na Argentina

Redação Lado A 30 de Agosto, 2013 17h48m

Quatro casais do mesmo sexo participaram pela primeira vez na história no 11º Mundial Anual de Tango, em Buenos Aires. O concurso, patrocinado pela prefeitura de Buenos Aires está sendo realizado desde o dia 13 ao dia 31 de agosto e enche a cidade de dançarinos de tango de todo o mundo. Ponto alto do evento está o mundial de tango, tradicional concurso que ganha cobertura televisiva. Três casais gays e um casal de mulheres participaram do campeonato.

O ritmo nacional da Argentina surgiu no bairro portuário de La Boca no Século 19. Com origem entre imigrantes e na boemia portenha, era praticado por prostitutas e casais do mesmo sexo já que mulheres não poderiam dançar o ritmo socialmente. Ao longo da história, o tango virou um ritmo aristocrata e cheio de bons costumes. Recentemente, a juventude de Buenos Aires, entre eles os gays, redescobriu o ritmo e o modernizaram. Milongas com casais gays dançando estão espalhadas pela cidade, destaque para a Marshal, e o tango eletrônico que inseriu novo fôlego ao Tango.

Gustavo Mozzi, director do evento apoiou a mudança de pensamento que segue o reconhecimento do casamento gay no país. Não que houvesse alguma proibição, mas agora os casais gays se inscreveram. “Só são preciso dois para dançar Tango”, diz ele. O público também assimilou os novos tempos.

Veja materia da agência de notícias AP:

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS