Arquivo

Proposta de condomínio de luxo para aposentados gays na França acende discussão

Redação Lado A 14 de Agosto, 2013 17h07m

COMPARTILHAR

TAGS


Para militantes gays, seria apenas mais um gueto,mas empresa inglesa Villages Group promete um “oásis privado”. O condomínio Village ─ Canal du Midi será no próximo ao vilarejo de Sallèles d’Aude, no Sul da França, a 600 km de Paris. Próximo ao canal que liga o rio Garonne ao mar Mediterrâneo, construído no século 17 e patrimônio mundial da Unesco. Na Alemanha e nos EUA existem condomínios deste tipo, diferente de um asilo, os condomínios são para homens da terceira idade ativos e saudáveis. Serão 107 casas com valores entre 700 e 800 mil reais, construídas com tecnologia ecológica.

A clientela será maiores de 50 anos e a construtora aposta nos aposentados britânicos como alvo do empreendimento que terá duas piscinas, quadra de tênis, campo de golf, sauna, centros de lazer e ainda um hotel e um restaurante, abertos ao público. “É um oásis privado para a comunidade gay e lésbica que deseja levar uma vida ativa e sadia em um clima quente e amistoso do sul da França”, diz a propaganda do condomínio. Foram investidos mais de R$ 70 milhões no local que deve empregar 60 pessoas quando estiver em funcionamento. A manutenção ou condômino, fica por cerca de 200 reais por semana.

Apesar da crise e falta de empregos, o prefeito da cidade, Yves Bastié, lamentou não ter sido informado. “Quando assinei os documentos, o projeto não era esse e poderia ter sido um motivo para recusá-lo” afirmou o prefeito à BBC, fazendo questão de dizer que não é homofóbico. O prefeito convocou uma reunião de emergência com moradores locais e depois de discursos homofóbicos e apreensões, a comunidade percebeu que o projeto pode trazer benefícios ao vilarejo de pouco mais de 2500 moradores.

A proposta também não agradou militantes franceses que afirmam que o projeto promove o isolamento. Mas a empresa é bem prática, afirmou que optou pela clientela gay pois o mercado imobiliário anda fraco. A mudança no projeto deu certo, a procura cresceu mais de200 pedidos de informação em três meses para a mesma quantidade em apenas três dias. A empresa já teria várias reservas, entre elas 12 feitas por norte americanos.

O local fica próximo a cinco aeroportos internacionais, a 30km da praia e a 100 km da fronteira espanhola. Próximo ao local, a menos de 100 km, ficam os Alpes, onde estão localizados 4 resorts para ski.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS