Arquivo

Rússia urgente: Homofobia nas ruas, no governo Putin, na internet e na TV

Redação Lado A 13 de Agosto, 2013 13h32m

COMPARTILHAR

TAGS


A cada dia surgem novos vídeos de agressões de neonazistas a homossexuais na Rússia, sobretudo a jovens. Virou mania para os radicais agredir e publicar na internet vídeos das agressões, que vão desde espancamentos a tortura. Há indício de que pessoas mostradas nos vídeos foram mortas ou cometeram suicídios depois de expostas na internet.  A onda de violência que começa a chamar atenção do mundo começou em junho, quando o governo sancionou uma polêmica lei que veda qualquer menção da homossexualidade a menores de idade. Na prática, a lei legalizou a homofobia.

Se não bastasse o clima pesado nas ruas, o preconceito ganha apoio da mídia e conta com o apoio popular. Um famoso apresentador de TV russo afirmou que gays devem ser banidos de doar sangue, esperma e até órgãos. “Eu acho que impor multas aos gays por propaganda homossexual para menores não é suficiente. Eles deveriam ser proibidos de doar sangue, esperma. E seus corações, em caso de acidente de automóvel, deveriam ser enterrados no solo ou queimados, como inadequados para a continuação da vida” afirmou duramente Dmitry Kiselev, do canal estatal russo Rossyia 1. A declaração foi feira há mais de um ano mas somente agora ganhou destaque nas redes sociais e expressa a escalada da violência do país.

“Não sou homofóbico. Tenho muitos amigos homossexuais. Mas isso (impedir que gays sejam doadores) é uma prática mundial, em quase todos os lugares… Estados Unidos, Europa, Japão, países árabes, menos na Rússia”, explicou-se agora o apresentador que considerou a declaração uma provocação. “Eu só sou contrário ao fato que os representantes de um certo grupo queiram impor algo diferente. As tradições russas dizem que a cultura íntima é… íntima. Não deve ser trazida à praça. Por isso sou contra as paradas gays. Vá para clubes com portas rosas. Eles não são proibidos na Rússia”, declarou o apresentador que culpa a propaganda gay a crianças pela bissexualidade e que apoia a lei que a proíbe.

Segundo pesquisas do Centro de Opinião Pública Levada, 85% dos russos são contrários ao casamento gay e apenas 5% são favoráveis. Na pesquisa, 16% dos entrevistados disseram que acham melhor que homossexuais vivam isolados da sociedade, 22% que eles devem receber tratamento compulsório e 5% que os gays deveriam ser exterminados.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS