Arquivo

Coletivo cearense “As Travestidas” leva repertório premiado para Porto Alegre

Redação Lado A 09 de Outubro, 2013 22h34m

COMPARTILHAR

TAGS


A partir do dia 11 de outubro, os gaúchos poderão conferir o trabalho teatral do Coletivo Artístico As Travestidas, de Fortaleza, Ceará, no Projeto Usina das Artes. O grupo apresentará seu premiado repertório na Sala 309 da Usina do Gasômetro. São três espetáculos, que abordam de forma inquieta e irreverente, o cotidiano de travestis e transexuais.

Para informar e questionar, as obras ajudam a sociedade a quebrar preconceitos, resgatam a arte transformista e expõem um universo marginal e humano.  O grupo “As Travestidas” é o único no país dedicado à pesquisa e produção exclusiva de espetáculos, performances, vídeos e intervenções voltados ao “universo trans”, pensando seu trabalho a partir da perspectiva da arte enquanto como meio de sensibilização e transformação social.

“Durante um tempo ficamos reféns das políticas de circulação existentes em nossa política cultural e agora estamos seguindo os passos de grupos como Les Girls e DziCroquettes que investiam em seus trabalhos a fim de provocar, circular e divulgar sua forma de ver o mundo e suas inquietações na arte” – destaca o diretor Silvero Pereira, sobre a proposta do grupo de seguir estrada por meio de arrecadação de fundos, tento a capital gaúcha como primeira parada.

A turnê porto-alegrense apresentará três espetáculos do coletivo: os populares Cabaré da Dama e Engenharia Erótica – Fábrica de Travestis, e o recente Br-Trans, com direção de Jezebel De Carli, criado a partir de uma residência artística do ator Silvero Pereira, em Porto Alegre.

Conheça os espetáculos:
 

Cabaré  da Dama
O público é convidado a passar uma noite com uma travesti, ver como ela vive, ver cada parte da sua noite, da sua profissão e dos seus prazeres. A proposta é que o público veja uma travesti distante do preconceito imposto pela sociedade. O objetivo é encará-lo como ser humano que também luta por amor e vida, além de questionar assuntos como saúde, política, preconceito, sociedade e escolhas.
Ficha técnica: Direção: Silvero Pereira  Elenco: Denis Lacerda, Ítalo Lopes, Jomar Carramanhos, Edson Dawson e Silvero Pereira Duração: 90min

Engenharia Erótica – Fábrica de Travestis

Partindo da pesquisa realizada pelo ator e diretor Silvero Pereira, iniciada em 2004 sobre o universo das travestis e transformistas e que resultou nos trabalhos Uma Flor de Dama e Cabaré da Dama, o espetáculo fecha a trilogia tendo como referência o livro Engenharia Erótica: Travestis no Rio de Janeiro, do fotógrafo e psicanalista Hugo Denizart, e relatos subtraídos de entrevistas realizadas com travestis e transformistas de diversas cidades do Estado do Ceará. Engenharia Erótica – Fábrica de Travestis parte de uma pesquisa empírica e científica, para além do estereótipo e dos preconceitos, do modo de vida das travestis do nosso estado na preocupação de quebrar conceitos impostos pela sociedade tentando desmistificar sua relação com a marginalização e prostituição e lançando um olhar sobre a diferença entre história de vida e condição de vida. O espetáculo é um recorte de diversas situações vividas pelas travestis Gisele, Yasmin, Verônica e Deydiane. Apresentado no formato “Teatro – Documentário”, o espetáculo coloca o espectador frente a situações reais e fictícias vivenciadas pelas personagens.
Ficha técnica: Direção: Silvero Pereira  Elenco: Denis Lacerda, Ítalo Lopes, Jomar Carramanhos, Edson Dawson e Silvero Pereira Duração: 90min

BR-TRANS

Solo do diretor e ator Silvero Pereira. Seguindo sua pesquisa cênica sobre o universo de travestis e transformista, Silvero leva para a cena histórias sobre medo, solidão, velhice e morte. São histórias que se encontram e se confundem, inclusive com a vida e inquietações do próprio artista. Um processo autofágico e antropofágico resultado de uma pesquisa realizada por intermédio do Edital Interações Estéticas 2012 do MINC/FUNARTE, em parceria com o SOMOS Pontão de Cultura LGBT. Durante seis meses, Silvero pesquisou e conversou com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre pelas ruas e casas de show. Assim, BR-TRANS é o resultado da interação do artista cearense e sua pesquisa “trans” com a vida e arte entre os polos CE e RS.
Ficha técnica: Direção: Jezebel De Carli  Elenco: Silvero Pereira Duração: 70min

CABARÉ DA DAMA: dias 11, 12 e 13/10 

ENGENHARIA ERÓTICA – FÁBRICA DE TRAVESTIS: dias 18, 19 e 20/10 
BR-TRANS: dias 25, 26 e 27/10 
Local: Usina do Gasômetro – Sala 309 (sextas, sábados e domingos, às 20h) 
Ingressos: R$20,00 (Descontos 50% para estudantes, idosos e classe artística) 
Informações e contato: (51) 8144 1748 – com Silvero Pereira
Apoio: Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade
www.somos.org.br – (51) 3233-8423

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS