Arquivo

Lançado site brasileiro para facilitar empregos para pessoas trans

Redação Lado A 11 de Outubro, 2013 20h04m

O TransEmpregos é o primeiro site brasileiro com objetivo de facilitar a colocação de pessoas trans (travestis e transexuais) no mercado de trabalho. Lançado esta semana, com apoio da OAB SP, o trabalho desenvolvidos por um grupo de transexuais e travestis quer possibilitar que empresários e recrutadores interessados contatem pessoas trans. Muitas deles com boa capacitação e currículo mas que não conseguem posições de trabalho por falta de oportunidade, muitas vezes até dos próprios intermediários do setores de recursos humanos.
 
“O TransEmpregos é uma ideia original de um grupo de pessoas trans* preocupadas com a empregabilidade de travestis e transexuais no Brasil, um país em que, infelizmente, essa população ainda se encontra grande parte das vezes desempregada, precisando negar a própria identidade de gênero para encontrar um emprego ou mesmo, sendo obrigadas a trabalhar em empregos informais onde via de regra não são valorizadas”, diz a apresentação do site que tem um campo para cadastro de vagas e outro para o cadastro de currículos de pessoas interessadas nas vagas.
 
O site também traz uma interessante seção de Perguntas Frequentes, em que explica de forma educativa o que são as Transgêneros, o cissexismo, gênero, identidade de gênero, binarismo, entre outros termos importantes para se compreender o universo trans.
 
“Dado que de forma geral, o empresariado não contrata essas pessoas, muitas vezes por preconceito declarado, velado ou por total desconhecimento do talento dessas pessoas, nós propomos que se observem essas pessoas pelo ponto de vista do quanto elas podem contribuir para uma empresa, com toda a força de vontade que possuem”, exemplifica o site sobre a dificuldade das trans no mercado de trabalho. A realidade foi mostrada esta semana no  programa Profissão Repórter, que acompanhou um programa carioca para reinserção das transexuais e travestis no mercado de trabalho, que por falta de oportunidade acabaram optando pela prostituição.

Parabéns aos idealizadores do site pela iniciativa!

Confira o site, que até o momento ainda não tem nenhuma vaga disponível:  www.transempregos.com.br
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS