Arquivo

Paraná ganha plano de políticas voltadas à comunidade LGBT

Redação Lado A 26 de Novembro, 2013 10h00m

COMPARTILHAR

TAGS


O Governo do Paraná lançou, na tarde desta segunda-feira, dia 25, sem a presença do governador Beto Richa, em Curitiba, o Plano Estadual de Políticas Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O plano é resultado de um trabalho da Secretaria estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e do movimento social, para firmar a promoção e defesa dos direitos humanos e da cidadania da população LGBT, conforme instrução federal do Plano Nacional de Direitos Humanos, no Paraná.

O plano do Paraná tem como objetivo diminuir a violência homofóbica no estado por meio da implementação de ações que promovam a dignidade, a igualdade e a inclusão de todos os paranaenses em políticas públicas. Segundo o “Relatório Sobre Violência Homofóbica no Brasil: Ano de 2012”, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, o número de homicídios aumentou 11,51% de 2011 para 2012 no Brasil, sendo que 61,43% das vítimas de violência homofóbica são jovens entre 13 e 29 anos. No Paraná houve um aumento de 167% na violência homofóbica no mesmo período, colocando o estado em 11° lugar no ranking da violência LGBT no Brasil.

“Entre todos os direitos que exigem a ação do Estado, vamos dedicar especial atenção ao direito à vida. Vamos monitorar os processos contra pessoas que violaram esse direito para evitar novos atos de violência, impedindo que novas vidas sejam ceifadas” afirmou Maria Tereza Uille Gomes, secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. “A garantia dos direitos da população LGBT possibilita que essas pessoas possam desfrutar de liberdade e proteção, viver e trabalhar dignamente e buscar sua felicidade”, afirmou o coordenador do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria, José Antônio Peres Gediel.

No evento, um impresso explicava as intenções do plano de forma genérica, apresentando algumas das ações previstas para melhorar a qualidade de vida dos LGBT paranaenses. Para o movimento, a criação do tripé da cidadania LGBT é uma das prioridades: um conselho LGBT, uma coordenadoria e o plano estadual, este já apresentado.

 

Com informações da Agência de Notícias do Paraná – Foto: José Gomercindo/ANPr

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS