Arquivo

Suécia: Estocolmo ganha asilo gay

Redação Lado A 05 de Dezembro, 2013 19h31m

COMPARTILHAR

TAGS


Inaugurou em Novembro em Gärdet, Centro de Estocolmo, capital da Suécia, a casa de repouso Arco-Íris, Regnbågen, mantida por um fundo da comunidade gay local. O empreendimento levou 4 anos para sair do papel e foi comemorado com uma cerimônia cheia de pompas. O conjunto com três blocos, 8 andares, com 27 apartamentos de até 3 quartos, entre 44 e 70 m², reúne ainda clínica médica, salão de beleza e um restaurante. Com grande procura, o morador deve ter mais de 55 anos de idade mas não precisa ser homossexual, a idéia é propor um espaço para a diversidade, em um ambiente acessível, seguro e saudável. Alguns apartamentos serão usados para receber turistas, como um hostel.

Uma cooperativa LGBT aluga e administra o espaço que possui ainda salão de eventos e espaços para convivência. Os membros da casa ainda terão viagens e outros eventos especiais, organizados pelo grupo. Os valores dos alugueis variam de 6 a 9 mil coroas suecas, entre 2 e 3,5 mil reais, acessível para os aposentados do país. Entre os moradores há muitas lésbicas e casais, animais de estimação e plantas, e o ambiente é acolhedor, não tendo tantas restrições como em outros espaços destinados aos idosos.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS