Arquivo

Estrela da liga universitária de futebol americano assume ser gay

Redação Lado A 11 de Fevereiro, 2014 17h41m

COMPARTILHAR

TAGS


Michael Sam, zagueiro da Universidade de Missouri e vencedor do prêmio de melhor defesa do Leste da Liga Universitária, uma das promessas do futebol americano profissional, ousou dizer ao mundo que é gay há poucos meses do “draft”, seleção, dos jogadores que entrarão para a Liga Nacional de Football, a NFL, que acontece em Maio. Em entrevista a rede de esportes ESPN no último Domingo, o atleta contou que assumiu em agosto passado para seu treinador que era homossexual e para seus colegas de time. Sou o Michael Sam, sou jogador de futebol e sou gay”, abriu a entrevista o futuro primeiro jogador assumidamente homossexual da NFL. “Eu só quero ir para o time que me escolher. Porque esse time sabe sobre mim, sabe que sou gay, e também sabe que trabalho duro. Esse é o time para o qual quero ir”, contou ele o motivo de sua revelação.  “Eu não tenho medo de dizer ao mundo quem eu sou: Sou um formado. Sou afroamericano e sou gay. Eu sou confortável na minha pele”, afirma o zagueiro de 1,88m.

“Espero que seja igual ao meu vestiário. É um local de trabalho. Se você já esteve em um vestiário profissional ou da primeira divisão, sabe que é um local de negócios. Você tem que agir profissionalmente”, falou ele sobre como é ser gay no mundo dos esportes profissionais.  “Não tenho medo de dizer quem sou”, filosofou o atleta que foi elogiado pela liga profissional por sua coragem. A NFL afirmou ainda que “determinação e talento” fazem o sucesso de um atleta na liga, independente qual seja a sua orientação sexual e declarou que irá apoiar e receber bem o atleta. Sam afirma que sempre teve atração por pessoas do mesmo sexo mas que pensou que pudesse ser uma fase, que era bissexual, até que teve certeza. Ele afirma que sua família tem tantos dramas (um de seus irmãos foi assassinado, outro desapareceu, uma irmã morreu bebê) e tragédias que o trabalho de dizer ao mundo que é homossexual nem se compara.

“Eu entendo o quão grande isso é. Ninguém nunca fez antes. E é um processo tenso, mas eu sei o que eu quero ser… Eu quero ser um jogar de football na NFL”. Ele disse que sempre ficou nervoso e que ao contar ao time a reação foi do tipo, “ele finalmente contou para a gente…” sem grandes surpresas. “Eu estava com medo, mesmo achando que eles já sabiam. Mas ver a reação deles foi incrível. Eles me apoiaram desde o primeiro dia. Não poderia ter melhores colegas de time… Eu digo mais: Eu não teria forças para fazer o que faço hoje de não tivesse recebido tanto apoio quanto ganhei no último semestre”, declarou o atleta. Ele sabe que um futuro hostil o espera mas ele afirma que se manterá focado e positivo. 

Confira a entrevista, em inglês:


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS