Arquivo

Nova lei russa proíbe adoção por pessoas solteiras de países que autorizam o casamento gay e por homossexuais

Redação Lado A 13 de Fevereiro, 2014 17h48m

COMPARTILHAR

TAGS


Mais uma nova polêmica lei russa assinada na semana passada foi divulgada e explicada por meio de nota no site do governo da Rússia nesta quinta-feira.  O primeiro ministro Dmitri Medvedev assinou a lei que restringe o acesso a crianças russas para adoção por pessoas solteiras ou casadas em união gay conforme leis de países que reconhecem a união entre pessoas do mesmo sexo. Na prática, pessoas solteiras vindas do Brasil, Uruguai, EUA, Holanda, Bélgica, Canadá, França, Argentina, Suécia, Uruguai, Noruega, Espanha, África do Sul, Dinamarca, Nova Zelândia e Portugal não poderão mais adotar no país. A lei bane de vez qualquer pessoa em relação do mesmo sexo.

Segundo a nota, a medida tem como objetivo implementar as modificações das normas de adoção do Código da Família, aprovado em Junho. “O cumprimento desta disposição ajudará a aperfeiçoar o procedimento de entrega de crianças a famílias de cidadãos da Federação Russa e estrangeiros, assim como a garantir a defesa dos direitos e interesses dessas crianças”, afirma a nota.

A lei também apressa as adoções, diminuindo de 15 para 10 dias o prazo para as autoridades de tutela emitirem o parecer sobre os candidatos e não exige mais certificado de conformidade de habitação a normas sanitárias e técnicas. Atualmente no país vivem cerca de 100 mil crianças a espera da adoção. 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS