Arquivo

Parlamento da Escócia aprova casamento civil gay e deixa igrejas decidirem sobre o religioso

Redação Lado A 06 de Fevereiro, 2014 21h29m

COMPARTILHAR

TAGS


Nesta terça-feira, o Parlamento escocês aprovou, por 105 votos a favor e 18 contra, o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Escócia. O território do Reino Unido se uniu à Inglaterra e País de Gales que aprovaram o casamento gay no ano passado, se tornando o 17° território nacional a permitir a união. “Sempre sustentamos que no fundo deste debate reside uma questão simples: o casamento só tem a ver com o amor”, resumiu o ministro da Saúde escocês, Alex Neil, defensor da proposta.

Agora casais podem optar por registrar a união civil ou ter um casamento aos moldes do casamento heterossexual, com os mesmos direitos, inclusive adoção e reprodução assistida. Pela lei, as igrejas podem regulamentar livremente a cerimônia religiosa. A lei havia passado em primeira votação no ano passado e com a nova aprovação está pronta para a regulamentação, após sanção da rainha Elizabeth II. 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS