Arquivo

A vida de Yves Saint Laurent na mostra Cine Varilux em Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Londrina

Redação Lado A 09 de Abril, 2014 18h05m

A vida do gênio da moda Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent , morto em 2008 aos 71 anos, pupilo de Christian Dior, é tema do filme longa-metragem “Yves Saint Laurent”, do diretor Jalil Laspert, que estará em cartaz na 5ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, entre os dias 10 e 16 de abril. O filme narra a relação entre Yves (Pierre Niney) e Pierre Bergé (Guillaume Gallienne), uma parceria de mais de 30 anos, cheia de surpresas e cenas encantadoras de Paris.

O estilista conhecido por sua genialidade de misturar arte e alta costura, seu perfeccionismo, contrasta com suas aventuras da juventude, um rapaz humilde, de temperamento forte e explosivo e adepto dos riscos libertários das drogas e do sexo casual. Após a morte de Dior e assumir sua Maison como estilista, com apenas 21 anos, YSL é convocado para a Guerra de Independência da Argélia. Termina agredido e vítima de homofobia dos outros soldados e internado em um hospital psiquiátrico onde recebe tratamento de eletrochoques.

Ao sair da Dior, cria sua própria marca e chega ao auge de sua carreira, consagrado como um estilista sofisticado e criativo. Sua dependência emocional ao amante que por vezes o direcionou ao caminho certo e a história íntima pouco divulgada fazem do filme mais do que uma biografia, mas um filme de amor à arte, ao outro e à vida. Com comentários feitos por Pierre, o anjo da guarda de YSL se mostra uma figura iluminada, ciente da genialidade e necessidade de liberdade e atenção do artista.

O Cine Varilux acontece simultaneamente em mais de 20 cidades. Novo Hamburgo, Pelotas, Maringá e Blumenau  também participam da mostra mas não recebem o longa.

Consulte aqui os horários e datas do filme em sua cidade.

 
Veja o trailer:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS