Arquivo

Uruguai: Arcebispo pede desculpa aos gays e diz que houve erro de comunicação

Redação Lado A 22 de Abril, 2014 03h04m

COMPARTILHAR

TAGS


Daniel Sturla, novo arcebispo de Montevideo desde março, realizou no início do mês sua primeira missa crismal na catedral da capital uruguaia e afirmou à imprensa que teve problemas de comunicação com as outras instituições, inclusive com a comunidade gay. Ao se reunir com a Associação de Famílias Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Homoparentais do Uruguai há duas semanas ele pediu desculpas em nome da Igreja. Em junho, o arcebispo se encontrará com o papa Francisco em Roma.

“A Igreja não pode ser local fechado para santos, lugar perfeito. A Igreja é essencialmente uma casa de casa aberta em que todas as pessoas se sintam bem vindos e parte da comunidade desde que a sua situação”, afirmou Sturla durante sua homilia.

Segundo ativistas que participaram da reunião privada, Sturla pediu perdão em nome da Igreja pelas palavras proferidas por seu antecessor, Nicolás Cotugno, e pelas atitudes do bispo Jaime Fuentes. “Os homossexuais estão doentes e devem ir para uma ilha se curar”, afirmou o arcebispo em 2008. Já Fontes encabeçou uma campanha pública contra a união entre pessoas do mesmo sexo, aprovada no Uruguai no ano passado. O pedido de perdão foi confirmado por Cotugno que também participou da reunião histórica.

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS