Arquivo

Praia do Futuro com Wagner Moura: “O mito de que o Brasil é um país liberal não é verdade”

Redação Lado A 15 de Maio, 2014 22h17m

Participando em todo o país da divulgação do seu novo trabalho, o ator Wagner Moura (Tropa de Elite) está vendo como o Brasil é um país conservador. Ao falar sobre o longa “Praia do Futuro”, do diretor Karim Aïnouz, que estréia esta semana nos cinemas, Moura precisa a todo o momento defender o seu personagem Dontato, um salva vidas machão de Fortaleza que se descobre gay e muda para a Alemanha em busca de paz para viver seu amor e sua orientação sexual. Mas o filme é mais do que isso, acrescenta o ator, em entrevista ao Bahia Notícias, que também entrevistou o diretor Karim Aïnouz.

Recentemente, o Moura anunciou que ficará dois anos fora do país por conta do projeto de uma série sobre o narcotraficante Pablo Escobar e reclamou da situação do país. Para o Estadão, ele afirmou: “Tenho o maior amor por esse País, mas não está dando para viver aqui. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas estou gostando que meu próximo projeto vai me tirar do Brasil por uns dois anos”.

Apesar do filme chamar atenção pelas cenas de sexo gay e nu dos personagens, para Moura, o flme não é um filme gay. “Esse é um tema forte no filme, mas ele não pode ser resumido a isso. Eu acho que quando a gente começa a falar muito desse aspecto, dando ênfase, existem pontos perigosos. Rapidamente podemos cair numa superficialidade e afirmar: “ah, então esse é um filme gay”. O que é isso? O que é um filme hétero? O que é um filme gay? “. Para ele, “É um filme sobre pessoas: um cara que se apaixona por outro, abandona uma criança e vai morar na Alemanha. O fato de ele ser gay ou não, não deve ser um assunto. “Praia do Futuro” tem uma relação de amor entre dois caras que é super bonita. É claro que isso é muito relevante dentro da trama, mas o filme não é um romance. A mote da história é a vida de um herói que tem a sensação de estar vivendo uma vida que não é a sua. Quando ele perde um salvamento na praia, começa a se fragilizar e entra num processo para virar outra pessoa. 

 
Ao ser perguntado se o Brasil tem “posicionamentos flexíveis quanto ao envolvimento de pessoas do mesmo sexo?”, o ator é categórico: “De um modo geral, este é um país conservador. O mito de que o Brasil é um país liberal não é uma verdade”. 
 
Confira o trailer de “Praia do Futuro”:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS