Arquivo

Conheça os principais personagens LGBTs e cenas gays dos quadrinhos X-Men

Redação Lado A 28 de Maio, 2014 18h54m

COMPARTILHAR

TAGS


Esta semana, o site da revista gay Advocate destacou alguns personagens gays da série X-Men, da Marvel Comics, que desde o início serviu de metáfora para a comunidade gay. Os mutantes, odiados e temidos, rejeitados pelos pais, se unem e travam uma luta por respeito e aceitação. Entre eles, os mutantes “maus”, que reforçavam o estereótipo do mutante deshumano, sem se importar com a vida das pessoas.

A história iniciada em 1963 ganhou dezenas de personagens gays mas não foi da noite para o dia. O tema foi sendo inserido aos poucos, graça a mente brilhante e sem preconceito do fundador da Marvel, Stan Lee, hoje é possível ver beijos gays nas histórias sem que haja qualquer estranhamento. Ao longo dos anos muitos personagens LGBT de X-Men saíram do armário, alguns até se casaram. A série é ousada e adorada por isso. 

Confira os principais personagens mutantes LGBT de X-Men:


 

Estrela Polar (Northstar): Foi o primeiro personagem a se identificar como gay, ainda nos anos 2000. No ano passado, o personagem mutante canadense se casou com seu companheiro Kyle Jindau. Hoje magnata da mídia ao lado do marido, o personagem é conhecido por seu temperamento explosivo, ego inflado e sexualidade latente.


 

Daken: O filho do personagem Wolverine é capaz de lancar ferormônios para manipular os outros.  Ele ainda pode se curar, como o pai, de machucados. Imagina essas características em um solteiro bissexual com a libido invencível… O personagem porém cai para o mal e é morto pelo próprio pai.


 

Benjamin Deeds: Capaz de reproduzir o ambiente com sua pele, como um camaleão, o jovem foi recém recrutado enquanto exibia seus poderes na Universidade onde estudava. Foi um dos últimos personagens a sair do armário.


 

Ultimate Colossus: Versão do mutante russo Colossus para a série Ultimate Marvel, o ex negociador de armas participa de lutas ao lado dos X-Men para estar perto de seu amor platônico, Estrela Polar. O personagem não sai do armário e nem encara o universo homofóbico que está inserido, mas é gay sim e sofre internamente por isso. 


 

James Howlett: Na versão alternativa de Wolverine em X-Treme Xmen, ao lado de Hércules Wolverine caça através do tempo a versão má do professor Xavier. No final eles mudam de dimensão e ficam juntos, felizes para sempre. 

Anole: O reptiliano com forma humana tem o poder da camuflagem. Ele saiu do armário bem jovem mas ficou abalado com a suposta morte de seu mentor, Estrela Polar. Ele é um dos poucos mutantes que não perde os poderes na grande dizimação e forma o novo esquadrão mutante de Novos X-Men.


 

Shatterstar (Mojovers): O gladiador nascido em Mojoverso tem fortes valores e honra, um exímio guerreiro com super força e agilidade, além de teletransporte. De um matador de oponentes ele passa a valorizar a vida ao se integrar a X-Force. Ele pode matar uma pessoa ou explodir coisas transmitindo vibrações por meio de sua espada. No grupo ele desenvolve uma relação íntima com Rictor e experimenta pela primeira vez o afeto humano.


 

Rictor: Ao perder seus poderes de criar ondas sísmicas, o personagem encontra carinho nos braços do bruto Shatterstar. O beijo entre eles foi uma das primeiras cenas de amor gays mostradas nos anos 2000. O personagem porém aparece no final dos anos 80, mas entra e sai da história. Ao perder seus poderes ele se torna investigador particular.

 

Karma: Sem ter o amor de Kitty Pryde de volta, Karma sai do armário. Depois de sair em busca de aventura e de seu passado, ela integra os Novos Mutantes. Agora ela é multimilionária depois de ganhar de herança uma bilionária corporação.


 

Mística: A mais celebrada das vilãs de X-Men, Mística é capaz de assumir a forma de pessoas de ambos os gêneros e seduz quem está enganando, seja homem ou mulher. Ela já teve um relacionamento com Irene Adler, a Sina, e elas adotaram a criança que depois se tornaria a personagem Vampira. A personagem é bissexual, mas sua capacidade de ser quem ela quiser não impõe limites.


 

Sina (Destiny)– Parceira de Mística, a personagem intuitiva entrega a amada para Forge ao se sacrificar em batalha contra os Carniceiros na Ilha Muir da Força Federal. Ela deixa diários com previsões do futuro, em deles dado ao professor Xavier. 

Bling! –  Filha de um rapper e uma modelo, a mutante é lésbica assumida. Ela se sente confusa ao se sentir atraída por Foxx, até que se descobre que ela estava se relacionando com Mística disfarçada.  

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS