Arquivo

Índia tem quase meio milhão de transexuais, aponta censo realizado no país

Redação Lado A 04 de Junho, 2014 18h45m

COMPARTILHAR

TAGS


Pela primeira vez, a população transexual da Índia foi mensurada por um censo que concluiu que o país 499 mil travestis ou transexuais, mas ativistas acreditam que os números encontrados estão abaixo da realidade. A pesquisa identificou as pessoas que se autodenominam do terceiro sexo. Recentemente, depois de recriminalizar a homossexualidade, com o restabelecimento de uma lei vitoriana pela Suprema Corte, o país passou a reconhecer os direitos de transexuais e travestis, como uma bolsa auxílio. Culturalmente apelidadas de Hijras na Índia, elas fazem parte da mitologia milenar hindu, sendo consideradas possuidoras de poderes como de abençoar ou rogar pragas, tradicionalmente são contratadas para eventos como casamentos e nascimentos de filhos.

Na pesquisa, 55 mil crianças abaixo de 6 anos de idade foram identificadas pelos pais como transexuais. Curiosamente, 66% das transexuais foram auto identificadas em áreas rurais.  Quase 40% delas não possuem emprego. Recentemente, uma campanha do governo pelo uso do cinto de segurança escalou as transexuais para um comercial e panfletagens nas ruas. Lentamente a cultura indiana está absorvendo o terceiro sexo e fazendo a sua inclusão social mas em um país em desenvolvimento lento e com mais de um bilhão e 200 mil de habitantes, dar emprego a todos não é fácil, por isso muitas ainda dependem da prostituição.  

Para os ativistas indianos, a pesquisa considera as crianças transexuais, o que é uma conquista, mas não leva em conta a falta de auto identificação de muitas transexuais com o terceiro sexo e ainda o receio de se auto identificar como diferente. 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS