Leitores desavisados podem ter estranhado quando surgiu a nova campanha de imagem do jornal Folha de São Paulo, na semana passada. Com vídeos, editoriais e páginas inteiras no próprio jornal, a Folha usou de seu posicionamento para se diferenciar das outras marcas mas sem deixar de mostrar o outro lado. “A campanha é baseada em dois pilares: na posição progressista da Folha sobre temas relevantes para a vida das pessoas e do país e no seu compromisso público de ser um jornal pluralista, que jamais se recusa a publicar posição ou posições divergentes”, explica Ricardo Chester, diretor de criação da Africa, que assina a campanha.
Em um dos vídeos editoriais, a Folha dá opinião sobre temas polêmicos, se posiciona, diz que mostra opiniões contrárias e convida ao leitor a ler e ter sua opinião própria. Sobre o casamento gay, a Folha afirma: “Cidadãos não podem sofrer discriminação de nenhuma natureza em decorrência de suas escolhas privadas de orientação sexual. O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo deve ser colocado em pé de igualdade com as relações heterossexuais. A Folha é a favor do casamento gay. Concordando ou não, siga a Folha, porque ela tem suas posições, mas sempre publica opiniões divergentes.
Confira o vídeo da campanha: