Arquivo

Novo projeto de prevenção em Curitiba terá encontros de jovens e fanzine

Redação Lado A 29 de Agosto, 2014 03h09m

COMPARTILHAR

TAGS


Com objetivo de informar e incentivar a testagem para o HIV e falar sobre Aids e Hepatites Virais, os jovens curitibanos ganharam o Projeto Prevenção Combinada, financiado pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde, que desenvolverá um fanzine e realizará encontros mensais com apelo cultural, chamado de “Sarau dos #Piá”. O projeto é do Centro Paranaense da Cidadania – Cepac, e começou este mês e terá ainda abordagens em locais com frequência da população alvo, para distribuição de gel, preservativos e informativos.

O projeto também criará vídeos curtos. Uma vez por mês, no último domingo de cada mês, às 18 horas, na sede do Grupo, será realizado o “Sarau dos #Piá”, uma reunião informal, com comidinhas, música, exibição de filmes e depois uma conversa descontraída sobre prevenção e outros temas. Nesta mesma oportunidade serão produzidos os fanzines, um material informativo construído para a juventude, fruto das conversas e discussões. Este material será utilizado nas abordagens in loco feitas pela equipe do projeto.

A “Prevenção Combinada” é a ideia de tratar as ferramentas de prevenção hoje disponíveis como um cardápio em que podemos combinar mais de um método de prevenção para intensificar a eficiência de acordo com o público e o local. “A testagem e o inicio imediato do tratamento em casos de pessoas soro reagentes são dois componentes deste cardápio que desejamos aumentar em Curitiba, já que a pessoa que se descobre portadora do vírus e inicia o tratamento torna sua carga viral indetectável, assim deixando de transmitir o vírus. A ideia de tratamento como prevenção”, explica a apresentação do projeto que terá ainda um canal no Youtube.

Neste domingo, 31/08, será a primeira reunião do grupo aberto que passará o filme “The Normal Heart”, sobre um casal gay que luta nos primórdios da Aids para maior atenção à doença que era ignorada nos EUA enquanto a comunidade gay era exterminada. O filme levou o Emmy de melhor filme de 2014.
 

O Cepac fica na Av. Marechal Floriano, 366. Conj. 43, Centro.
MAIS INFORMAÇÕES: (41) 3232-1299

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS