Arquivo

Ministério da Saúde de Israel emite alerta sobre terapias de cura gay

Redação Lado A 07 de Outubro, 2014 18h16m

Neste domingo, o Ministério da Saúde de Israel emitiu um alerta sobre terapias de conversão de orientação sexual por não terem bases científicas, afirmando que elas podem ser potencialmente nocivas. O posicionamento oficial segue as recomendações do Conselho de Psicologia e a da Associação de Psicólogos do país que também emitiram em 2011 alertas e diretrizes sobre o tema aos seus associados.

“Terapeutas usando este método criam uma falsa impressão de reconhecimento científico, todavia esta prática não possui pesquisa de evidência de sucesso em nenhum dos métodos para uma possível conversão e há ainda evidências de possíveis prejuízos”, diz a nota assinada pela ministra Yael German. A ministra ainda afirmou: “Esta é mais uma prova de que a orientação sexual natural não é algo que pode ou deve ser mudado. A orientação sexual é parte da identidade de uma pessoa, e não precisa de ‘tratamento’ ou ‘conversão”.

O Conselho de Psicologia e a Associação de Psicólogos de Israel alertam que os profissionais não devem iniciar a terapia de pessoas com julgamento moral de suas orientações sexuais, considerando antiprofissional iniciar terapia com estas pessoas. “A terapia de conversão cria um posicionamento pré determinado em que é susceptível de se perder o ponto do tratamento psicológico, como solicitado pelas diretrizes éticas da profissão”, diz o alerta da entidade profissional.

“Se o terapeuta não pode aceitar o paciente a partir de uma posição de não julgamento, de aceitar e ser compreensivo, ele deve invalidar-se de lidar com esse paciente” registra ainda o documento que alerta da grande existência de profissionais sem registro operando estas terapias.  

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS