Arquivo

União gay oficial pioneira no mundo completa bodas de prata na Dinamarca

Redação Lado A 09 de Outubro, 2014 13h51m

O pastor da Igreja Luterana, Ivan Larsen, e seu companheiro Ove Karlsen, psicólogo, fizeram história em 1º de outubro de 1989, na Dinamarca, quando o país se tornou o primeiro do mundo a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Eles foram os segundos a se registrarem naquele dia. Agora, eles completam 25 anos de união e comemoram a decisão que mudou o mundo.

Os dois militavam pelo casamento há anos e contaram para a BBC a história por trás desta conquista. Em um tempo em que ser homossexual era considerado sujo e as famílias não aceitavam homossexuais assumidos, eles ousaram clamar por seus direitos. A lei de parceria civil já existia e a aceitação de casais do mesmo sexo na Dinamarca abriu uma discussão mundial que levou ao casamento igualitário, já reconhecido no país desde 2012 e hoje em outros 16 países.

Para Larsen, o casamento diante de um juiz tem o mesmo valor para Deus e esta foi uma conquista que mudou a sua vida. Carlsen afirma que não conseguia chamar o esposo de “parceiro”, pois de fato ele sempre o considerou seu esposo. 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS