Arquivo

Parada de Balneário Camboriú foi linda, apesar de prefeito tentar barrar o evento com decreto

Redação Lado A 18 de Novembro, 2014 02h31m

Neste domingo, a Parada da Diversidade de Balneário Camboriú ocorreu na Av. Atlântica, como previsto, graças a uma liminar solicitada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú. O juíz da Vara da Fazenda Pública da cidade determinou que a Prefeitura de Balneário Camboriú permitisse, auxiliasse e tornasse possível a realização do evento, apesar de um novo decreto impedindo eventos nas vias públicas, salvo os organizados pelo município. A liminar foi expedida dias antes do evento.
 
Pelo terceiro ano, a Parada da Diversidade não foi autorizada pela Prefeitura, mas desta vez o prefeito da cidade publicou semanas antes o Decreto 7569/2014, proibindo a realização de qualquer evento nas vias públicas que não for de iniciativa do município, em clara manifestação contra o evento LGBT. O que para a promotoria feriu o direito de livre expressão. “O objetivo da liminar não é só exatamente o direito de os organizadores realizarem o evento denominado Parada da Diversidade, mas sim o direito de todo cidadão em participar de reunião e manifestações pacíficas na forma prevista no art. 5º, inc. XVI da C.F..”, afirmou o MPSC depois da decisão.
 
O evento ocorreu conforme planejado, saindo da praça almirante Tamandaré  até a Barra Sul. Apesar da falta de apoio da prefeitura, houve um maior apoio do público, vindo de diversas cidades, já que não aconteceu a parada de Floripa, programada para o mesmo dia, em razão de falta de apoio da prefeitura da capital. A drag Conchita Pradinha, de Joinville, foi uma das atrações do evento no carro oficial que desfilou puxando as centenas de pessoas que prestigiaram o evento.

Muitas famílias e o pessoal ainda curtiu o começo da noite na praia. Desta vez a Parada da Balneário Camboriú mostrou para que veio, bem organizada, colorida e quebrando o preconceito por onde passou, a começar pelo do próprio prefeito, Edson Piriquito (PMDB), mesmo que com uma ajuda da Justiça.
 

Na Parada, a Associação da Parada da Diversidade de Balneário Camboriú apresentou uma minuta com o pedido de um projeto de lei, dado à veradora Marisa Zanoni Fernandes.  instituindo o dia 15 de novembro como o Dia do Combate a Homofobia em Balneário Camboriú. Pelo visto a data se mantém em 2015!
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS