Arquivo

Vida gay durante a Ditadura brasileira é tema de livro

Redação Lado A 01 de Dezembro, 2014 18h27m

Entre os anos de 1964 e 1985 o Brasil viveu uma rígida ditadura militar, com o discurso de conter o comunismo e restaurar padrões morais. Foram anos de privação de liberdades individuais e tensão, contados no livro Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade”, de James Green e Renan Quinalha, sob a ótica da comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e Transgêneros que viveu esse período conturbado. Apesar de ainda hoje a democracia brasileira excluir LGBTs de ter acesso a seus direitos de forma igualitária, aquele período foi marcado pela impossibilidade do protesto ou  reivindicação de direitos por parte dessa comunidade que sobreviveu na marginalidade do regime autoritário implantado no país. O livro lançado na semana passada no Rio de Janeiro quer preencher esta lacuna da história recente do Brasil que é pouco documentada ainda.

Com apoio de setores das classes médias, da igreja católica, do empresariado, dos latifundiários e do governo norte-americano, o conservadorismo reinou no país e entre suas vítimas estavam todos aqueles que fugissem da norma empregada por armas e covardia. “O objetivo central do livro é contribuir para uma análise interdisciplinar das relações entre a ditadura brasileira (1964 – 1985) e as várias formas de homossexualidades, hoje mais apuradas na sigla LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros). Em especial, pretende-se discutir de que maneiras a ditadura dificultou tanto os modos de vida de gays, lésbicas e pessoas trans quanto a afirmação do movimento LGBT no Brasil durante os anos 60, 70 e 80”, propõe o trabalho organizado por James N. Green, Professor de História do Brasil na Brown University e especialista na historia da homossexualidade no Brasil, e Renan Quinalha, doutorando na USP e assessor da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. Os autores de capítulos dentro da coletânea são Benjamin Cowan, James N Green, Jorge Caê Rodrigues, José Reinaldo Lopes, Luiz Gonzaga Morando Queiroz, Marisa Fernandes, Rafael Freitas, Renan Quinalha e Rita Colaço Memória História Mhb Mlgbt. 
 

“Essa análise dos cruzamentos entre a ditadura e as temáticas ligadas ao universo das homossexualidades torna-se ainda mais importante considerando o momento atualmente vivido em nosso país, no qual diversas Comissões da Verdade estão investigando as graves violações aos direitos humanos praticadas durante o governo autoritário” afirmam os autores.
 
Título: Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade
Organizadores: James Green e Renan Quinalha
Editora: EdUFSCar 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS