Arquivo

Educadora travesti é cotada para ser reitora de universidade federal no Ceará

Redação Lado A 23 de Janeiro, 2015 20h21m

COMPARTILHAR

TAGS


Luma Andrade, a primeira travesti doutora do país, professora universitária, está sendo cotada para assumir o posto de reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, no Ceará. No final do ano passado, a antiga reitora foi nomeada ministra da Igualdade Racial, e desde então uma campanha pelo nome de Luma começou a ganhar força.

“Luma Lá” quer que a transexual assuma o cargo que ficou vago por seu histórico pessoal. Para a BBC ela afirmou: “Para mim é uma felicidade ser a primeira nas coisas mas também uma tristeza. Quantos não estão desistindo da escola por serem hostilizados?”.

A nomeação é feita pelo Ministério da Educação e deverá ser anunciada em breve. Se conseguir o feito, Luma será um exemplo de como as travestis podem ser inseridas na sociedade apesar da transfobia forte no país. “A história da minha vida quer dizer isso: ‘É possível’. É possível ser travesti e ser professora, é possível ser travesti e ser doutora, é possível ser travesti e ser gestora e agora é possível até ser reitora, um espaço em que jamais se pensou”, afirmou a educadora.
Estamos na torcida.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS