Arquivo

Bolsa T: Travestis e transexuais de São Paulo terão auxílio mensal da Prefeitura para estudar

Redação Lado A 28 de Janeiro, 2015 03h27m

COMPARTILHAR

TAGS


Ainda este mês, a prefeitura de São Paulo deve anunciar uma inédita iniciativa que tentará mudar uma realidade muito triste: a vida marginal que travestis  acabam abraçando por poucas oportunidades de trabalho e muita transfobia. O programa, inédito na America do Sul, dará um salário mínimo como benefícios a 100 travestis e transexuais da cidade de São Paulo, para que se dediquem ao estudo.

Para receberem os R$ 788 do benefícios, as candidatas deverão se matricular para terminar seus estudos regulares ou em cursos técnicos do programa Pronatec. O programa deseja que as beneficiárias tenham condições em 2 anos de deixarem um programa ao conseguirem um emprego formal.

O programa foi idealizado pelo prefeito Haddad frente aos dados que apontam as travestis e transexuais como as mais prejudicadas pela falta de inserção social. O contato frequente que o prefeito enfrenta próximo a casa de sua mãe, onde próximo existe uma área de prostituição das transgêneros teria chamado atenção do prefeito para o tema.

“Elas são alvo preferencial do tráfico de pessoas, do tráfico de drogas. Entre as beneficiárias, nenhuma tem renda fixa, todas vivem em moradia precária, não terminaram a escola e começaram a se prostituir ainda na infância. Delas, 31% admitiram ter silicone industrial injetado no corpo, e 60% afirmaram já ter sofrido alguma agressão física por sua identidade de gênero”, defende a iniciativa o coordenador de políticas LGBT da prefeitura, Alessandro Melchior, autor do programa. Estima-se que 4 mil transexuais e travestis residam na cidade de São Paulo.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS