Arquivo

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção para o Carnaval

Redação Lado A 02 de Fevereiro, 2015 22h52m

COMPARTILHAR

TAGS


O Ministério da Saúde lançou neste final de semana a campanha anual de prevenção ao HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis durante o Carnaval. O período é de atenção do órgão que tradicionalmente distribui preservativos e materiais educativos por todo o país, por conta do período libertino. Segundo o MS, 45% dos sexualmente ativos não se protegem durante o sexo casual, apesar de 94% da população saberem que o melhor meio de se prevenir contra o vírus HIV é a camisinha. Os dados são da pesquisa PCAP, Pesquisa de Comportamento, Atitudes e Prática de 2014, realizada com 12 mil brasileiros, com idades entre 15 e 64 anos.

Serão distribuídos 120 milhões de preservativos em todo o país mas o destaque da campanha é a testagem. Estima-se que 734 mil pessoas estão contaminadas no Brasil, mas apenas 80% delas foram diagnosticadas – 400 mil se tratam pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A pesquisa aumentou ainda o número de parceiros dos entrevistados, em 2004, 19% afirmaram já ter feito sexo nos últimos 12 meses com mais de 10 pessoas, já em 2013 foram 44%.

O público alvo mais forte da campanha é o público jovem. O uso do hastag ‘#partiuteste’, quer incentivar os jovens a se testarem, usarem o preservativo e procurarem o tratamento, que é gratuito pelo SUS. As redes sociais serão utilizadas como plataforma para a campanha além de rádio, TV, impressos, sites e equipes in loco. Cartazes com modelos travestis e jovens gays (mas sem falar diretamente com o público) completam a lista dos materiais da campanha que marca 30 anos de luta contra a Aids.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS