Arquivo

Com jatos de vinho lançados pelo ânus, performance artística discute relações sociais

Redação Lado A 30 de Março, 2015 17h05m

No último dia 25, duas performances dos atores Thiago Camacho e Matheus Fernando Felix foram apresentadas para artistas e convidados em São Paulo, como parte dos estudos de um espetáculo performático que estréia por lá no segundo semestre. “Frieza” e “Tomar no cu” são obras dos atores e namorados que apresentam em forma de confronto moral discussões sobre a sociedade.
 
Em “frieza”, cubos de gelo são inseridos no ânus, como forma de questionar as relações interpessoais. “O quanto você é frio com as questões alheias?”, questiona o espetáculo enquanto os dois “conversam” por meio dos cubos retirados de uma tigela de alumínio.

Já em “Tomar no Cu”, uma garrafa de vinho é introduzida no ânus e a interação entre o casal de atores explora a relação do cidadão com o governo, com o próprio corpo. “Tomar no cu é uma performance de confronto moral, resistência e discussão sobre o ânus como órgão disposto aos poderes públicos, que decidem socialmente e culturalmente como ser utilizado: orifício de expulsão de excrementos”, explica Camacho para a Lado A. Jatos do líquido são lançados um contra o outro.

A relação dos dois artistas começou quanto Thiago era professor de Matheus no Ensino Médio, juntos ele fundaram a dupla performática Freeedd com ações dentro e fora da escola. Os jovens marcam presença em protestos e manifestações políticas em São Paulo e possuem ainda outro projeto onde fotografam beijos pelo mundo.

Como o público reage? “Com julgamento moral”, responde Camacho. Sinal de que as performances cumprem o papel de inquietar o público.

Confira abaixo fotos reais da performance:

 

Fotos: Hélio Beltrânio

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS