Arquivo

Artista brasileiro cria street art com drags e faz sucesso pelo mundo

Redação Lado A 09 de Abril, 2015 19h53m

COMPARTILHAR

TAGS


A partir desta semana, São Paulo recebe a exposição “It’s Not Personal, It’s Drag”, na Tag Gallery, Rua Libero Badaró – 336, no Centro de São Paulo, que reúne originais e fotos do trabalho do artista Rafael Suriani que retrata drag queens famosas em intervenções urbanas em São Paulo e Paris, onde mora desde 2007, onde se tornou mestre em Fine Arts. Formando em Arquitetura e Urbanismo pela USP, o rapaz usa o “paste-up” uma técnica de colagem de desenhos feitos em papel em paredes e muros para colocar nas ruas personagens icônicas do mundo drag.

O trabalho chama a atenção por imagens de artistas famosas do reality show “RuPaul’s Drag Race” e propor com cores e humor críticas à sociedade. “Me identifico muito com essa ideia de arte total, arte alegre, colorida e transgressora. Acho que drag e “street art” têm muito em comum. São manifestações artísticas livres, independentes, que acontecem fora do circuito oficial da arte. Me identifico com as mensagens de aceitação da diferença e da liberdade de expressão que são disseminadas pela cultura drag”, revelou o artista para o portal UOL.

“É mulher? Esta é a primeira pergunta que vem à cabeça quando nos deparamos com as drag queens de Rafael Suriani. A dúvida e o inesperado são amigos da arte. Sim, é mulher e também não é. A ambiguidade também sempre faz bem à criação artística.A questão de parecer algo, se revelar outro e, por que não, além do outro está no cerne da arte de Suriani”, diz o programa da exposição.

O artista ficou famoso depois que um de seus trabalhos em Paris, que ilustrava a drag cantora vencedora do Eurovision Conchita Wurst, mais conhecida por sua bela barba, se tornou viral nas redes sociais. De lá para cá o artista entrou em contato com fãs e pessoas que admiram o seu trabalho, sempre com muitos elogios. O nome “It’s Not Personal, It’s Drag” é referência ao primeiro episódio da quinta temporada da série RuPaul´s drag race.

O lançamento da mostra agitou a galeria no último sábado, com presença de diversas drags paulistanas, algumas delas retratadas na mostra.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS