“Além de ser feminino ou masculino, estamos aqui para sermos quem quisermos ser. Afeminado é só um título, uma forma rápida de se comunicar ao universo como todo. Somos livres, somos a soma de nossas identidades, possuímos o gênero que quisermos ter. Somos humanos acima de tudo, feitos de amor e com a força de um tigre”, diz a página do evento original que ganhou versões em todas as regiões do país.
No Sul, Curitiba foi a única capital a ter grupo que se manifestou e marcou o seu encontro. O encontro marcado pelo performer e ator Gustavo Bittencourt (Dalvinha Brandão) e pelo grupo “Levante das Pintosas”, será no próximo domingo, dia 17. O encontro começa na Boca Maldita, na Praça Osório, às 19h e segue pelo Centro da cidade e Cruz Machado, passando por frente de redutos considerados machistas da capital paranaense.
“Bichas, sapatões, afeminados, caminhoneiras, transhomens, transmulheres, transtudos, transnadas, drags e cdzinhas. Todo mundo que quer dar pinta, venha sem medo”, convida o evento curitibano. “Venham com charme e exuberância”, diz a página do evento no Facebook que sugere ainda que os participantes levem instrumentos musicais, comidas e bebidas para compartilhar e ainda panos e toalhas pois pretendem encenar um piquenique.
O dia Internacional Contra a Homofobia é comemorado em 17 de Maio e marca a data, em 1990, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do rol de enfermidades mentais, com a publicação do CID 10, Código Internacional de Doenças, um marco para o movimento pelos direitos de gays e lésbicas em todo o mundo.
Para saber mais do evento em Curitiba, clique aqui.