Arquivo

Primeiro Ministro de Luxemburgo se casa com companheiro e faz história

Redação Lado A 20 de Maio, 2015 17h55m

COMPARTILHAR

TAGS


O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel (à dir.), 42, se casou na semana passada, na sexta-feira, com seu companheiro com quem vive há 5 anos, o arquiteto belga Gauthier Destenay, em cerimônia privada. Apesar de propostas de diversas revistas para ter exclusividade sob as fotos do evento, o premier rejeitou a exposição e preferiu que tudo fosse o mais discreto possível mas fotos dos noivos vazaram na internet.

Em junho de 2004, o Parlamento do país de meio milhão de habitantes aprovou a união entre pessoas do mesmo sexo e a nova lei passou a valer em Janeiro deste ano. A cerimônia para parentes e amigos íntimos ocorreu na Prefeitura do Grão-Ducado e atraiu a imprensa mundial. Ex-prefeito da capital, Bettel assumiu-se gay em um programa de rádio em 2013, antes de assumir o posto de primeiro ministro do país.  Em suas redes sociais, o primeiro ministro compartilhou uma foto com seu amor depois de assinarem a certidão de casamento. De inclinação política progressista, Bettel raramente fala de sua intimidade e foi ele mesmo quem assinou a lei que reconhece os direitos dos casais do mesmo sexo.

Bettel se tornou o segundo político de primeiro escalão da Europa a se casar oficialmente com uma pessoa do mesmo sexo, o primeiro gay. Em 2010, a ex-presidente da Islândia, Jóhanna Sigurðardóttir, se casou com sua companheira.

No próximo mês, Bettel assume a presidência rotativa da União Europeia, por seis meses, fazendo história mais uma vez.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS