Arquivo

Tecnopuc de Porto Alegre recebe evento sobre gênero e ativismo na internet

Redação Lado A 13 de Maio, 2015 02h09m

Discutir as relações entre gênero, ativismo e diversidade sexual na internet é um dos objetivos da primeira edição do Freeda Talks, um evento organizado pelo coletivo Freeda que tem em sua primeira edição a missão de discutir as opiniões compartilhadas nas redes sociais. O evento poderá ser acompanhado pela internet e ocorre no próximo sábado (16), às 14h, na sede da Thoughtworks, no Tecnopuc RS, da Pontifície Universidade Católica de Porto Alegre. Para participar no local, os interessados devem se inscrever previamente mas para acompanhar o evento on line não será necessário cadastro.

“Quais seriam as melhores estratégias para militar online? Como trabalhar diversidade sexual e de gênero na internet? Precisamos achar “faróis” no mar de informações que a web se tornou?”, são alguns dos questionamentos que irão a debate.

O evento conta com participação de ativistas com experiência internacional como Sophia Starosta, ativista feminista canadense elos direitos das pessoas trans; Mia Lopes, jornalista, integrante do Instituto Flores de Dan, onde coordena projetos ligados a comunicação, participando de conferências internacionais em diversos países da América Latina, como Equador, Chile, Peru, Uruguai e Argentina; Marcelo Branco, consultor para sociedade da informação e professor honorário da Cevatec, do Peru, membro do Conselho científico do programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha, da Espanha, coordenador do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) e diretor da Campus Party Brasil por três anos.

O grupo Freeda é uma rede colaborativa que propõe um compromisso ético com objetivo de promover o empoderamento das mulheres e da população LGBT na luta contra a bi-homo-lesbo-transfobia e toda forma de sexismo. O projeto nasceu no Hackathon Gênero e Cidadania, da Câmara dos Deputados, em 2014, com a ideia de desenvolver uma aplicação web para cadastrar estabelecimentos públicos e privados que respeitem a diversidade sexual e de gênero. O grupo é formado atualmente pelos ativistas Bárbara Arena (jornalista e desenvolvedora web), Gabriel Galli (jornalista e ativista LGBT), Guilherme Ferreira (assistente social e doutorando em Serviço Social pela PUCRS) e Patrícia Becker (advogada e mestranda em Direita pela Universidade de Brasília).

Entre as ações realizadas no momento estão o Freeda Talks (http://www.freeda.me), série de eventos sobre diversidade e ativismo LGBT, e o Selo Social Freeda, que pretende certificar estabelecimentos em relação ao bom atendimento à população LGBT. Além disso, o grupo também realiza treinamentos e qualificações sobre a temática em empresas.
 

Freeda Talks – Gênero e ativismo em rede
Quando: Sábado, 16/05 às 14h
Onde: Thoughtworks – Tecnopuc (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre)
Quanto: gratuito
 
Para informações, inscrições e transmissão online, clique aqui
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS