Arquivo

RIP Pedro Zerolo: Morre militante pioneiro que lutou pelo casamento gay no mundo

Redação Lado A 11 de Junho, 2015 14h54m

COMPARTILHAR

TAGS


A comunidadeLGBT da Espanha está de luto com o falecimento do vereador gay, militante social e advogado Pedro González Zerolo, aos 54 anos, nesta terça-feira, em Madrid. Lutando contra um câncer de pâncreas desde 2014, o presidente do Partido Socialista de Madrid (PSM) deixou uma história de pioneirismo e luta pelos direitos LGBT no país. Ateu, republicano, gay, feminista e socialista, o guerreiro social decidiu morrer em casa, na companhia de amigos e de seu companheiro, dos quais se despediu um a um. Ele deixa viúvo Jesús Santos, com quem casou assim que foi aprovada a lei do casamento gay no país há 10 anos e viviam juntos há 18 anos.

Nascido em Caracas, na Venezuela, Zerolo lutou para a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ocorrido em 2005 na Espanha, quando presidente do Coletivo LGTB de Madrid – COGAM, onde conehceu seu esposo. A aprovação da lei espanhola representou a primeira vez que um país reconheceu o casamento igualitário no mundo, com plenos direitos aos casais do mesmo sexo, e não mais uma lei específica de parceria civil ou contrato entre partes. Zerolo também articulou no país as leis que garantem direitos as pessoas transgêneros na Espanha, mais uma vez junto com outros militantes importantes.

Ao assumi seu câncer pelas redes sociais no ano passado, militou ainda por fim pelos pacientes enfermos com a doença, expondo seu visual já mudado pelo forte tratamento mas sem deixar de mostrar otimismo e disposição. A homofobia não deu trégua em sua vida nem quando estava doente, tendo um padre afirmado que sua doença era um castigo divino por sua militância em prol dos direitos LGBT. Sua morte e enterro tiveram destaque em toda a mídia do país, dada a importância de sua figura para a política recente da Espanha, principalmente para a comunidade LGBT.
 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS