Arquivo

Grindr: De aplicativo de caça transgressor a mais uma rede social

Redação Lado A 22 de Julho, 2015 15h05m

COMPARTILHAR

TAGS


Em pesquisa publicada na semana passada no site do aplicativo gay Grindr, em comemoração ao mês do orgulho gay, ao Verão norte americano e à estação do ano mais quente, foi feita uma curiosa constatação: 47% dos 2500 usuários do Grindr nos EUA que responderam a pesquisa afirmaram que já encontraram relacionamentos de amizade no aplicativo voltado a homens gays a procura de sexo. Ainda, 53% afirmaram que queriam ter filhos no futuro!!!

O perfil dos usuários também mudou. Há sete vezes mais casados do que noivos usando a rede, apontando que muitos relacionamentos são apimentados com o aplicativo e que cada vez mais pessoas estão casando. E 27% dos entrevistados contam que usam mais o Grindr do que os outros aplicativos. Neste caso, mais fiéis do que os usuários de outras redes sociais, mas o Facebook ainda segue como rede social mais utilizada, com a diferença de que os usuários do Grindr passam mais tempo no mundo amarelo gay do que os usuários do Face. São 54 contra 42 minutos, comparados aos usuários da rede azul, uma queda entre os primeiros anos das duas plataformas.

O Verão também é a época que o aplicativo Grindr mais bomba e os usuários ficam mais ativos, ou solteiros, ou safados. Mas calma, ao invés de viajar, os usuários dos EUA preferem programas caseiros. Praia ou churrasco em casa foram os programas prediletos de Verão, na própria cidade, com os amigos, que deve ter sido convidados por mensagem no Grindr. Os usuários também estão mais propensos em 70% a responder pessoas que tenham foto de rosto. A malhação parece estar em baixa: 31% mantém a forma com corrida, 25% com pesos e programas fitness, 17% aderiram à onda Crossfit.

É perceptível a mudança de perfil na rede, inclusive no Brasil. Se antes corpos e partes do corpo eram a maioria, hoje sorrisos e rostos formam a maior parte da lista de usuários no aplicativo. Apesar da idéia de que os usuários ficaram mais velhos e caretas parecer a mais provável, é perceptível que o aplicativo tem muitos jovens e eles estão mudando e dando cara aos perfis do bom e velho Grindr que completou 6 anos! Até a logo do Grindr mudou e ficou menos assustadora…

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS