Arquivo

Parada da Diversidade de Florianópolis ameaçada de não acontecer novamente

Redação Lado A 07 de Agosto, 2015 16h00m

COMPARTILHAR

TAGS


No ano passado, por falta de verba, a tradicional Parada da Diversidade de Florianópolis acabou cancelada. Este ano, depois de anunciado para o próximo dia 06 de setembro, o evento corre sério risco de não acontecer novamente. Conforme contou para a Lado A, a militante Lirous Fonseca Ávila, do grupo Adeh – Associação em Defesa dos Direitos Humanos, o evento, que estava programado no calendário de turismo da cidade, foi retirado e cancelado pela município, sem qualquer satisfação para a comunidade. A discussão deve ser debatida neste final de semana em reunião do Fórum da Diversidade da Grande Florianópolis. Segundo informações de fonte de dentro da prefeitura, o prefeito Cezar Souza Junior teria retirado o apoio ao evento depois de se reunir com a bancada evangélica local.

De fato, no dia 28 de julho, o prefeito se reuniu com pastores da Assembleia de Deus e de outras denominações e se comprometeu a não apoiar a diversidade na questão do Plano Municipal de Educação. A postagem feita pela própria igreja foi excluída posteriormente mas em imagem resgatada por internautas é possível ver o prefeito sendo louvado pelos religiosos. Há boatos na cidade que o prefeito teria inclusive se convertido e recebido apoio político para as próximas eleições.

Outra questão indelicada sobre a Parada é a falta de mobilização da Associação de Empreendedores GLBTS de Santa Catarina que desde o ano passado não se interessa em realizar o evento. A associação, idealizada e fundada pelo vereador licenciado Tiago Silva, não apoiou o grupo que tentava organizar o evento este ano. Tiago hoje é o secretário municipal de Direito do Consumidor e apesar de ter sido eleito com a bandeira da comunidade, não tem manifestado apoio à causa, reclamam seus eleitores LGBT. A única casa noturna remanescente da Ilha da Magia, a Concorde, também não tem mais interesse em participar do evento como fazia antes.  

Com um belo histórico de sucesso e oito edições fantásticas, a Parada de Floripa sempre foi conhecida como a mais bonita e bem organizada do país. Aparentemente, a troca de governo e a falta de interesse na promoção do evento pode deixar esse legado morrer. Todos sabem o quanto a capital catarinense é conservadora e os novos grupos enfrentam dificuldade de conseguir apoio, mas o fim da Parada mostra que o conservadorismo tem vencido o colorido da manifestação na cidade que antes se orgulhava de ser um dos destinos prediletos da comunidade gay.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS