Gays e lésbicas casam mais tarde no Brasil diz relatório do IBGE

Com 4.854 casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2014, o casamento gay no Brasil foi regulamentado depois de decisão em maio de 2011 do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a igualdade da união estável entre pessoas do mesmo sexo e consequentemente o direito ao casamento. Em maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça emitiu norma que exigiu que todos os cartórios do país acolhessem o pedido sem discriminação, o que viabilizou os casamentos por todo o país.
 
Nos casamentos homoafetivos, a idade média observada foi de 34 anos tanto para homens quanto mulheres, enquanto no casamento heterossexual a média foi de 30 anos para homens e 27 para mulheres.
 
Ainda segundo as Estatísticas do Registro Civil 2014 do IBGE, divulgadas na última sexta-feira, 50,3% das uniões gays foram do sexo feminino e 49,7%, do masculino. Estas uniões se concentram na região Sudeste, com 69,9% do total. São Paulo é o estado campeão em casamentos gays, com 60,7% de todas as uniões sendo registradas por lá.  Os casamentos gays representam menos de 0.5% das uniões registradas no país e o crescimento em relação ao ano anterior em números absolutos foi de 1.153 uniões a mais em 2014, comparados a 2013, um crescimento de 31,2%. 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa