Quase duas semanas depois da partida entre os times Sacramento Kings e Boston Celtics pela Liga Nacional de Basquete dos Estados Unidos, a famosa NBA, o árbitro do jogo Bill Kennedy veio a público esclarecer o que aconteceu quando expulsou o jogador Rajon Rondo. Mais do que isso, ele veio para entrar para a história.
Ao site Yahoo! Esportes, Kennedy, quase 20 anos atuando como árbitro na NBA, declarou: “Eu tenho orgulho de estar na NBA e eu tenho orgulho de ser gay. Eu sigo o mesmo caminho de outros que se assumem com a esperança que essa mensagem seja enviada aos jovens no esporte: que não devem permitir que se sintam envergonhados de quem vocês são”. A NBA apoiou a decisão do árbitro e disse que se esforça para garantir que todos “sejam tratados com respeito e dignidade”.
O jogador Rajon Rondo, do Sacramento, foi expulso em lance durante o jogo e se negou a sair de quadra, chegando a falar Bill Kennedy: “Você é uma bicha, Billy”. O atleta foi multado em quase 350 mil reais, se justificou e pediu desculpas para a comunidade gay no Twitter, embora não tenha usado a palavra desculpas. “Minhas ações durante o jogo são muitas vezes de frustração e emoção. ponto. Elas absolutamente não refletem meus sentimentos para a comunidade LGBT. Eu não pretendia ofender e nem desrespeitar ninguém”, declarou Rondo.