Depois de ser recebido no aeroporto Salgado Filho e carregado por simpatizantes conservadores nesta terça-feira em Porto Alegre, o deputado federal Jair Messias Bolsonaro recebeu uma chuva de purpurina rosa na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde participava de uma audiência. O protesto promovido pelo movimento Levante Popular da Juventude foi filmado por jornalistas e mostra o deputado que se filou em Janeiro ao PSC irritado com a manifestação. Para a imprensa local ele mostrou que se depender dele, que se coloca como pré-candidato à presidência, as coisas vão mudar… “Eu cortaria todos os recursos para ONGs de direitos humanos. Esse pessoal vive da violência e vive dentro do governo”, declarou o deputado na capital gaúcha.
“Ao contrário das ideias do Deputado, que são potencialmente letais, jogar purpurina é um ato simbólico, mostrando para Bolsonaro que o projeto de vida da juventude é maior que o seu conservadorismo. Que a luta por sobrevivência das pessoas trans, num país campeão em assassinatos de LGBT’s, pode superar todas as formas de violência. Mostramos com muito brilho que a juventude não será expectadora do recrudescimento do fascismo e do autoritarismo em nosso país”, declarou Laryssa Sampaio, do Levante Popular da Juventude em nota.
Posterior ao protesto houve confronto físico entre manifestantes em apoio e contrários ao candidato que trocaram empurrões, socos e pontapés. Jornalistas foram agredidos e chamados de “esquerdistas” pelos apoiadores do deputado. A Brigada Militar foi chamada mas não interveio por não ser autorizada a entrar na casa.
Confira o momento que bolsonaro é purpurinado: