Arquivo

Freeda: Conheça o aplicativo gaúcho que quer rastrear os espaços que respeitam a diversidade sexual e de gênero

Redação Lado A 16 de Janeiro, 2016 12h52m

COMPARTILHAR

TAGS


Você já deve ter se deparado com a problemática de ter que escolher um espaço para levar aquele paquera em um encontro, não é? Uma das principais preocupações é encontrar um lugar livre de qualquer tipo de preconceito, onde duas pessoas do mesmo sexo possam ter uma noite agradável e, é claro, trocar gestos afetivos. 
 
Evitar surpresas desagradáveis é a proposta do aplicativo Freeda – Espaços da Diversidade, desenvolvido por um grupo de jovens do Rio Grande do Sul. O projeto criado durante o Hackathon Gênero e Cidadania da Câmara dos Deputados, nasceu com a vontade de criar um produto que pudesse contribuir para a diversidade presente na comunidade LGBT. Ao perceber que os números sobre denúncias de desrespeito aos Direitos Humanos não condiziam com a realidade, a ideia do aplicativo foi tomando formas para o público que busca informações sobre estabelecimentos comerciais. Nessa versão, então, os usuários podem abrir um mapa da sua cidade com diferentes tipos de estabelecimentos categorizados e qualifica-los depois da visita, assim como adicionar comentários. 

Segundo pesquisa realizada pela Freeda em outubro de 2014,  com 234 participantes, 94% deixariam de frequentar um local onde ocorreram episódios de bi-homo-lesbo-transfobia; 52% já presenciaram ou sofreram discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero; E 92% gostariam de saber se o estabelecimento respeita LGBT antes de frequentá-lo.
 
O mais interessante é que a equipe responsável pelo Freeda, Guilherme Ferreira, Gabriel Galli, Patrícia Becker e Bárbara Arena, disponibiliza um curso para os estabelecimentos que querem aprimorar a qualidade do seu serviço e receber o selo Espaço da Diversidade, elaborado pela própria equipe do aplicativo, com um compromisso social. O aplicativo deve ser lançado ainda este semestre.

Para saber mais, clique aqui.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS