Lady Gaga acusada de plágio por artista plástica francesa e de não ser coautora de música indicada ao Oscar

Depois de uma semana com grandes notícias para a cantora Lady Gaga – o prêmio de atriz coadjuvante no Globo de Ouro e o anúncio do novo album para 2016, parece que a segunda metade de janeiro não começa de forma tão generosa. A artista francesa Orlan alega que a cantora está se apropriando do seu universo artístico e de referências das suas obras.
 
A artista francesa é mundialmente conhecida por ter feito intervenções cirúrgicas em todo o seu corpo para ser considerada uma obra de arte viva. Suas reflexões também estão no campo do feminismo e identidade de gênero.
 
O histórico das acusações começou em 2013, quando Gaga teria usado as referências gráficas para o videoclipe de Born This Way. Agora, Orla pede cerca de 29 milhões de euros por indenização do plágio cometido por Gaga. Ambas as envolvidas se encontrarão no dia 7 de junho no tribunal de primeira instância de Paris para serem ouvidas e buscarem um acordo. Lady Gaga nega as acusações e afirma não conhecer o trabalho da artista.

Ainda esta semana, a compositora Linda Perry ( de”Beautiful”, de Christina Aguilera) declarou no Twitter que a música  “Til It Happens To You”, indicada ao Oscar por “Melhor Canção Original” mal teve a colaboração da intérprete Gaga em sua autoria, dando créditos à compositora Diane Warren. A música é tema do documentário “The Hunting Ground”, sobre estupros e tem oficialmente Gaga como coautora. “Eu tenho a demo original com Diane cantando… Acho que tecnicamente, um verso foi mudado, então é claro que Gaga pode ter reescrito uma frase, mas há chances de que Diane tenha feito parte desta mudança, o que significa que Gaga contribuiu com algumas palavras. Isto é compor? Não para mim”, afirmou a artista, incendiando ainda mais a polêmica.

Que enrascadas, hein?
Confira as supostas semelhanças no caso da francesa:
 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa