Arquivo

Abordagem do HIV em Malhação gera polêmica e mãe de Cazuza reclama

Redação Lado A 07 de Janeiro, 2016 11h43m

COMPARTILHAR

TAGS


A mini novela Malhação, da rede Globo, está no ar há mais de 20 anos. Todas as gerações que viveram a adolescência nesse período acompanharam, em algum momento, pelo menos uma temporada de Malhação. E quem não se lembra da personagem Érica, interpretada pela Samara Felippo? Ela é um dos principais marcos de Malhação por ser uma personagem que descobriu ser soropositiva e mostrou para o Brasil todo, isso em 1998, que era possível se cuidar e viver com a doença. Mas, como a fruta nunca cai longe do pé, um capítulo recente da novelinha deu um jeito de prestar um desserviço à sociedade.

Em uma cena exibida no final de 2015, Luciana (Marina Moschen), uma das personagens centrais da narrativa atual, esbarra em Henrique (Thales Cavalcanti), colega soropositivo, enquanto jogam basquete. Logo em seguida, a menina é levada a enfermaria do colégio para solicitar um coquetel de PEP – Profilaxia pós-exposição.  A sequencia de cenas chegou a incomodar a mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza, que leva cultura para pessoas em situações de risco portadoras do vírus. Em uma nota de repúdio, ela diz: “Depois de 30 anos de trabalho para combater o preconceito e informar corretamente as formas de transmissão do HIV, vemos um programa destinado ao público jovem aconselhar soropositivos a não praticar esportes, a mostrar um médico receitar medicamento antirretroviral numa situação onde dois jovens dão uma cabeçada é no mínimo de chorar.”

 
Ela pediu, ainda, um novo capítulo informando corretamente os telespectadores sobre as formas de contágio do HIV. Em resposta, o autor Emanuel Jacobina disse que não há uma recomendação definitiva para quando se recomendar o coquetel por ser um assunto ainda em discussão. Mas reiterou o convite para que Lucinha faça uma participação especial em Malhação. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS