Arquivo

Auto-teste de Hiv é liberado pela Anvisa e deve chegar às farmácias ainda este ano

Redação Lado A 05 de Janeiro, 2016 10h18m

COMPARTILHAR

TAGS


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em novembro a venda em farmácias dos testes para detecção do vírus HIV por fluido oral. Conhecido como autotestes, o resultado é apresentado em 20 minutos e pode ser feito sozinho em casa. Com a portaria, fabricantes podem pedir registro de venda à Anvisa e comercializar os produtos no país. A previsão é que o produto chegue às farmácias ainda este ano.
 
Em Curitiba, o projeto A Hora é Agora já disponibiliza o produto gratuitamente desde fevereiro do ano passado para quem participasse de uma pesquisa organizada pela Fundação Fiocruz. Com a aprovação da Anvisa, o projeto monitora incidência do HIV na comunidade de gays e homens que fazem sexo com homens da capital curitibana, com meta de testar 90% desta população.
 
Para o diretor da Anvisa Renato Porto, a testagem em casa “abre a possibilidade para as pessoas fazerem seus testes e, tendo resultado positivo, fazerem uma busca mais detalhada. A descoberta o quanto antes possível do HIV é importante para o tratamento”.  Estima-se que no Brasil 20% das pessoas que vivem com HIV não saibam que possuem o vírus,  um grupo de 150 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

As empresas que comercializarem o produto no país deverão seguir algumas regras como discponibilizar um número de atendimento e oferecer informações sobre tratamento e retestagem, já que o teste é considerado uma triagem e o resultado positivo deve ser confirmado por outros exames laboratoriais.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS